Der Tod des EmpedoklesLink para baixar o torrent e a legenda: https://goo.gl/KMR3Hd

Uma pedagogia para a grandeza, para o excepcional, para o desmedido. Um olhar para a altivez do criminoso, para o desgraçado sem remorso… e também para o outro lado, para a baixeza organizada e sustentada pelo poder. Um filme que desdobra o verso de Leminski: “não me toquem nesta dor. Ela é tudo o que me sobra”. É também um elogio a quem se arrisca à exceção e mantém-se digno do que acontece. Um filme para quem veio queimar feito pólvora e não como madeira verde que queima se economizando. Uma flecha atirada pelos gregos e relançada pelo gênio de Hölderlin.

“Vá embora! Não há nada mais doloroso do que ter de explicar a dor!”. (…) “Pobres zombeteiros! Alegrai-vos em ver sofrer quem vos parecia grande? Considerais o forte enfraquecido presa facilmente conquistada? Aprendais: é doce o fruto que cai de maduro. Mas em vós nada chegará a amadurecer. Sois podres, imundos que buscam honra em caçar uma fera ensanguentada e envenenam até mesmo o sofrimento… Mas é inútil, seguimos caminhos diferentes. Morram de vossa morte banal como convém aos que nutrem sentimentos de escravo, sem alma. Outro destino me é dado, outra dor”.

“A vida, como as estrelas, segue sem cessar seu rumo para a perfeição”.
_________________
“A Morte de Empédocles”, filme de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet.

Link para baixar o torrent e a legenda: https://goo.gl/KMR3Hd

 

 


A MORTE DE EMPÉDOCLES, Jean-Marie Straub & Danièle Huillet, 1987
por Jean-Claude Guiguet

Porque recusa a lei da corrupção erigida em norma, o filósofo Empédocles é banido da cidade de Agrigento. Ele vai se submeter ou se demitir? Após um último acesso de revolta em que descreve o horror do mundo que está por vir, ele opta pelo suicídio.

Antes, terá ainda tempo de recolocar os magistrados da República em seus devidos lugares, de mandar às favas os bons sentimentos dos choramingões hipócritas, e de contemplar por uma última vez a luz acariciando o rosto do discípulo bem amado.

Fiéis a eles mesmos, exigentes, livres, bastante calorosos e recusando uma vez mais se deixar seduzir pelas falsas aparências do cinema, os Straub nos oferecem um filme de uma força e de uma verdade desconcertantes.

Logo percebemos que essa terra, de uma beleza milenar que devolve a tela de cinema à clareza vibrante de uma Sicília explodindo de sol, exprime o lamento da nossa e da sua destruição presente. Através de Empédocles, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet falam evidentemente de hoje: as palavras, o ritmo, a musicalidade do texto da tragédia de Hölderlin se unem bem naturalmente ao concerto das cigarras cortando conscienciosamente o silêncio do verão siciliano. De um mundo em sua aurora ao planeta saqueado de hoje em dia pelos apóstolos do lucro, a compaixão do olhar dos Straub revela, com a mesma lucidez e para além do espaço e do tempo, a amplitude do desastre.

Como Empédocles rejeitando os traficantes de mitos falsificados, o cinema da clarividência, longe da ciência e da astúcia, se radicaliza aqui, recrudesce sua resistência para despertar as consciências sonolentas, iluminar o olhar, reagir contra o torpor. Ele mostra, com uma clareza assustadora, a chegada dos novos ídolos, esses padres tecnocratas da concorrência e da competitividade que nos vendem suas tranqueiras sem vergonha no mercado negro do progresso.

E pensar que ainda não entendemos nada: vivemos com ódio uns dos outros, trabalhamos sem convicção, corremos atrás do dinheiro de que não precisamos para morrer um dia sem que nada tenha realmente acontecido em nossas vidas. Sim, estamos em maus lençóis. A Morte de Empédocles nos chama à ordem: os assassinos estão entre nós.

(Libération, outubro 1987)

Fonte: Foco – Revista de Cinema.

7 comentários em ““A Morte de Empédocles”, filme de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet.

    1. Olá, Fábio! Você sabe baixar por torrent? Nós disponibilizamos o arquivo torrent (através do qual você baixa o filme) e o arquivo da legenda. É um filme muito raro. Não acredito que possa estar também em outro lugar na internet. Você consegue baixar os dois arquivos? Se sim, é um bom começo. Recomendo a você que leia algum tutorial sobre como fazer download por torrent. Vai te ajudar com esse filme em específico e com muitos outros tipos de download. Depois me diz se conseguiu baixar o torrent e a legenda. Testei o link agora e está ok. Um abraço!

      Curtir

      1. Obrigado pela dica… eu sei sim… fiz tudo como falou mas demorou dois dias pra chegar o filme completo… achei até que não daria certo e por isso pedi um help aqui.
        Obrigado mais uma vez.

        Abraço

        Curtir

      2. Dois dias! Caraca! Mas é compreensível, é uma dificuldade achar filmes dos Straub na internet. Que legal que conseguiu. E agora temos mais um semeador rs. Abraço, Fábio! Bom filme”

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s